Escola cancelada
Olá amigas!
Escola. Os meninos estudarão somente até início de julho. Isso mesno, assinei o pedido de cancelamento do contrato com a escola. Calma, não aconteceu nada de ruim, somente coisas boas. Lembram-se que depois da doença, decidi sair da inércia e fazer um monte coisas que eu queria?
Pois é, depois de visitar a cidade dos meus sonhos, Paris, decidi que é hora de comprar uma casa para a família. Desde que casei, sempre morei de aluguel, pois comprar um imóvel nesta cidade é difícil demais, o preço sempre foi muito além do que eu podia pagar. Graças ao presidente do "minha casa, minha vida", rs..., e ao câncer, rs..., tomei coragem de entrar num financiamento e de construir. Ou a doença me deixou forte ou me deixou louca, rs...
Bom, meu contrato de aluguel vence no próximo mês e morarei no ap de minha sogra enquanto contruo a minha casa. A sogra, gentilmente me cedeu seu ap e irá para a casa do outro filho. Essa mulher não existe, né? Como o ap dela é longe da escola, tive que retirar os meninos. Não foi tão difícil, pois os meninos andam faltando muito devidos às insistentes gripes, viroses, adenosites, sinusites, bronquites, e outras "ites" de crianças. E o Dudu prefere muito mais ficar em casa que ir à escola. O Guilherme gosta da escola, mas vai na "onda" do irmão.
"De Lua". Meus filhos são de lua, há dia em que são tão legais e tranqüilos, brincam sozinhos, brigam pouco, mas no outro acordam de ovo virado, chorando e reclamando o tempo todo. Meu novo slogan com o Dudu é : “Não à reclamação”. Difícil....
O nome do Dudu devia ser Reclamação da Silva, pois o menino faz isso o tempo todo. Chega da escola de mal humor, diz que quer dormir, que nao vai tomar banho e nem jantar. Nem sair do carro o menino quer, reclama quando o chamo, reclama para destravar o cinto do irmão e assim vou me irritando.
Durante o jantar, nao abre a boca direito e metade da comida cai na minha mão. Depois, fica um tempão com a comida parada na boca sem mastigar, somente olhando para a TV. Pensem numa mãe irritada? Essa sou eu. Eu até começo com paciência, mas depois da seqüência de choramingos, reclamações, desobediência, gritos entre os irmãos, a mãe fica louca. Rs...
Hoje o Rubens chegou do trabalho e me disse:
- Como os meninos estão calmos! Será que devemos mesmo retirá-los da escola?
- Calmos? Calmos? Do que vc está falando? Tive que dar um tapa num e botar outro de castigo, fora as ameaças incontáveis nessas duas horas que eles chegaram da escola.
O Guilherme que era bonzinho anda teimoso como uma mula. Ele sente um prazer visceral em nos afrontar. Tudo que mandamos o menino fazer ele nao faz e ainda solta aquele sorrisinho debochado que tira a paciência de qualquer santo. Rs... Ele é o maior freqüentador do castigo ultimamente.
Xingamentos. Os meninos têm adorado se insultar com o tal do “idiota”. O Guilherme chega ao ponto de bradar:
- Dudu idiota, pô catigo! (Dudu idiota, pro castigo!)
O Dudu está imitando o pai e a mãe. Usa ameaças com maestria:
- Nao vou ser mais seu irmão se vc mexer no meu Transformers!
Às vezes é até engraçado, rs...
Fase do palhaço. O Guilherme está na fase do palhaço arteiro. Tudo é engraçado, tudo é brincadeira, tudo pode ser bagunçado. Ou será a fase do “espírito de porco”? Rs... Quando o menino vê um tubo de shampoo em cima da pia, sua primeira reação é derruba-lo. Depois solta uma gargalhada de satisfação e eu um berro de reprovação pelo shampoo derramado. Posso falar um milhão de vezes que nao pode, mas o menino liga o botão de f-d-s e faz mesmo assim. Ele nos desafia o tempo todo.
Santos. Quando os meninos querem manifestar o lado santo são fantásticos. Confesso que sinto até remorso de me irritar com eles. São beijos e abraços para mim e entre eles e "eu te amo" milhares de vezes ao dia. De manhã, o Dudu chama o Guilherme de Guiguizinho e o Guilherme de Duduzinho.
- Guiguizinho, eu acordei!
- Que bom Duduzinho! Vc quer ver Hi 5 comigo?
Acho bonitinho os ataques de gentileza e cavalheirismo dos meninos. Tenho que aproveitar ao máximo esses momentos, pois duram pouco, rs...
Frases do Guilherme. Algumas vezes, o Guilherme olha para mim e pergunta:
- Mamãe, sou lindo maravilhoso?
Rs... Eu confirmo achando graça na pergunta do menino.
Tenho um colar com dois meninos que ganhei no dia das mães. Toda vez que o Guilherme o vê no meu colo, diz como se fosse eu:
- Meus amores, Dudu e Guilherme.
Tão engraçado que começo a rir. Eu disse a ele que eram meus meninos, um o Dudu, outro o Guilherme e que eu os levava sempre no meu coração.
Depois de comer a comida, eu canto parabéns quando os meninos raspam o prato. O Guilherme adora, dança e bate palmas. O Dudu, praticamente um homem, acha pagação de mico e me pede para não cantar parabéns. Assim, quando eles travam a boca logo digo que devem comer tudo para ganhar os parabéns. Felizmente os meninos comem bem, o Dudu adora frutas e o Guilherme adora arroz, rs...
Durante o jantar, o Dudu reclamou de estar com dor na barriga. Na mesma hora, o Guilherme disse:
- Dudu, vc está com gases!
Falou isso e continuou comendo do jantar como se fosse a conclusão mãos óbvia do mundo. Quase me acabei de rir da esperteza do Guilherme.